quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Você

Há muitos anos nos conhecemos, mas preciso lhe dizer que não fiquei feliz em lhe encontrar. Jamais me esquecerei de quão intensa foi a sua presença na minha vida desde o primeiro momento em que nos fomos apresentados. E também como incomodada eu fiquei com cada aproximação sua.

Você esteve sempre ali a me cercar. Entrava e saía ano, você sempre deu um jeito de aparecer. Nem sei mais dizer quantas vezes eu ordenei para que você fosse embora e me deixasse livre. Já esbravejei com você, já chorei por você, já gritei e lhe insultei. Mas nunca nada disso foi suficiente para fazê-lo desaparecer enfim.

Amaldiçoei a sua existência inúmeras vezes e amaldiçoada acreditei que eu estivesse porque nunca consegui que efetivamente você me deixasse. Você fez sempre parte de mim e da minha vida. Ironicamente, esteve comigo em momentos importantes e inesquecíveis. Segurou com firmeza a minha mão e me fez companhia quando eu perdi amigos queridos. Ofereceu-me o ombro generosamente a cada descompasso que eu vivenciei. Ninguém esteve tão perto de mim como você esteve, cada vez que eu fracassei. E, apesar de toda a sua dedicação por mim, tudo o que eu rogava era que você sumisse!

Você seria capaz de se lembrar das vezes em que cruelmente debochou de mim? Pois eu me lembro de cada uma delas. É bem provável que você já tenha se esquecido. Dizem que as marcas ficam é naquele que padece. Em momentos em que eu depositei toda a minha crença em um projeto, uma parceria, uma vitória ou um amor e fatalmente fracassei, era a sua gargalhada sádica que me torturava. Era nítido que você se divertia com a minha aflição. E também por isso o odiei.

Entretanto, hoje eu preciso confessar-lhe algo. Foi preciso uma boa dose de maturidade e percepção para que eu pudesse constatar - com espanto - o que eu devo lhe dizer agora: apesar de a vida ser sempre muito melhor e mais agradável sem que você apareça e embora eu me sinta tão mais alegre quando você não está comigo, foi graças à imposição dos seus ensinamentos que eu aprendi a crescer. Foi por sua causa que eu precisei me fortalecer e encarar os desafios de frente e com firmeza. Aprendi a enxugar as lágrimas, a me reerguer, a recomeçar, a enfrentar. Aprendi, inclusive, a vencer. E é por tudo isso que eu hoje te agradeço, sofrimento.


Um comentário: